Foo Fighters é uma banda americana formada em 1994 por Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana. Hoje é uma das grandes (e amadas) bandas em atividade no mundo.  As músicas citadas mostram a evolução da forma de “tocar” e “compor” da banda, e também sua genialidade musical.

Vamos às músicas:

 

1. Hey, Johnny Park (The colour and shape, 1997) 2º album e o momento decisivo da abanda que tentava abrir o seu caminho no rock. Este álbum, produzido por Gil Norton – o cara que produziu Pixies, conseguiu impor essa identidade. Essa música fleta claramente com referência “classic rock”dos anos 1970, lembrando bandas tais como Led Zeppelin. O solo guitarra no inicio da música deixa isso bem claro e o solo nos minutos finais confirma: ali nascia a musicalidade que o tornaria diferente do Nirvana,  o grunge estava morto.

 

2. Stacked Actors (There is Nothing Left to Lose, 1999) na primeira vez em que ouvi esta música em 1999, explodiu minha cabeça. Ora progressiva, ora visceral – é um tapa no ouvido com alternâncias melódicas entre guitarras e baixo estridentes. Barulho, muito barulho! Poderia ter sido feita pelo Nirvana! Nunca teve um clipe oficial, e olha que merecia. O melhor que esta música teve foi o clipe no programa David Letterman, assista!

 

3. Dear Rosemary (Wasting Light, 2011) –“Essa música não é Foo Fighters” pensei ao ouvi-la pela primeira vez em 2011. Percebe-se claramente que a banda não buscou fazer u simples hard nesta música, mas sim uma forma para celebrar uma de suas maiores influências… ops… uma das maiores influências de Grohl: o amigo Tom Petty. Esta música poderia ter sido escrita e cantada por Tom Petty. É soberba, mas passou despercebida por executivos da gravadora, não ganhando um clipe ou um single. Inexplicavelmente em 2018 essa música ganhou um videoclipe… mesmo já havendo outros discos e músicas em trabalho. Terá sido pelo falecimento de Petty em outubro de 2017?

 

4. In The Clear (Sonic Highways, 2014) – do grande projeto Sonic Highways que homenageava 8 grandes cidades americanas, no qual cada cidade ganhou uma música e um minidocumentário muito legal. Essa música é incrível, musicalmente e emocionalmente falando. Mostra um Foo Figherts com 20 anos de carreira, capaz de fazer músicas grandiosas sem preocupar com rótulos.

E você? quais são as músicas que definiram a banda para você? comente nos comentários.