Materiais inusitados, ótima funcionalidade e estilo atraente. Todos se reunidos na mochila de madeira Umtwalo.

Empresário Sul Africano Inga Gubeka está tomando a cena de arte e decoração local pela tempestade. Seu amor para a madeira o inspirou a tentar fazer uma mochila com este material não convencional. Inicialmente, ele experimentou com bambu, mas através de um processo de prototipagem, definiu melhor o compensado para trabalhar.

01m2

A técnica de curvar madeira compensada é tradicionalmente associada à mobiliário, mas Gubeka emprega-a para criar um acessório de moda autêntica. Usando uma folha de espessura de 5 mm para o corpo da mochila, o designer garante uma estrutura suficiente e leve para ser prática. A tampa é feita de tiras de madeira compensada, não só contribuindo para a estética única da mochila, mas também garantindo a funcionalidade ideal. A mochila é finalizada com o uso de couro e forrado com “shweshwe”, um tecido sinônimo de cultura Xhosa da África do Sul.

3

A mochila de madeira “Umtwalo” foi apresentada como parte da África Design Indaba Expo na Expo Now sob o tema “África se transforma”, que analisa a forma como os africanos têm uma abordagem prática e experimental para a materialidade, transformando os materiais que tem em mão em objetos inesperados e desenhos que encantam.

 

Fonte: designindaba