Nós, profissionais liberais estamos bem conscientes de que há maus clientes lá fora. São inúmeras as opiniões sobre como identificar um cliente ruim ou um mau projeto de design.

No entanto, a forma de recusar um (mau) trabalho não é bem explicada. E recusar um trabalho é mais difícil do que você imagina (como qualquer freelancer que já aceitou um projeto ruim vai confirmar).

Por um lado, nós não estamos acostumados recusar trabalho. Tudo sobre a nossa profissão está voltada para encontrar clientes e trazê-los a bordo. Além disso, se você está acostumado a trabalhar em um ambiente corporativo tradicional, você provavelmente não está acostumado a ter a liberdade de dizer “não” a um cliente ou um projeto.

Neste post, a Designer Laura Spencer nos diz dez respostas prontas (e verdadeiras) que você pode dar quando você é chamado a fazer parte de um projeto que não é certo para você. (Porque, afinal de contas , você não quer gastar muito tempo em projetos que não vão dar certo).

Vamos à elas:

Resposta 1: Eu estou demasiado ocupado
Você já aceitou um trabalho você deveria mesmo estando muito ocupado ? Eu já.  É fácil dizer “sim” a um projeto quando você deve dizer “não” quando você está ocupado, porque:

a) Você não teve tempo para realmente pensar sobre o projeto.
b) Você não pôde pesquisar o cliente.
c) Você pode estar se sentindo excessivamente otimista sobre o seu negócio.

Se você está ocupado, evite responder a uma pergunta rápido demais. Peça um prazo até você saber que vai ter tempo para realmente considerar o que eles estão pedindo. Tente dizer algo como: “Minha agenda bem cheia para o resto da semana. Podemos discutir isso na segunda-feira ?”  

Se você já teve tempo para realmente considerar o cliente e seu projeto e você sente que não é para você, lembre-se de que estar ocupado é uma forma legítima de recusar um projeto.

Resposta 2: Eu não sou o melhor Freelancer para o Trabalho
Às vezes você vai ser convidado a fazer um trabalho fora de sua especialidade de freelancer. Pode ser um trabalho que você não sabe como fazer ou que você não tem qualquer interesse em fazer.

Você pode ser tentado a aceitar o trabalho apenas para manter o cliente ou prospect feliz… Não faça isso.

Quase toda vez que eu aceite um projeto fora da minha especialidade, eu me arrependi.  A melhor maneira de lidar com isso é fazer com que o cliente saiba que você não faz este tipo de trabalho. Você também pode usar Resposta #6 e encaminhá-lo para um outro freelancer.

Resposta 3: Eu nunca aceitei um cliente sem contrato
Esta afirmação elimina um monte de maus clientes imediatamente. Você deve tornar uma prática nunca fazer um trabalho para um cliente novo, sem um contrato ou acordo de trabalho.

Se o prospect se recusa a colocar o acordo por escrito normalmente há uma razão para isso. 9 vezes em 10, não é uma boa razão.

Resposta 4: Eu nunca começo a trabalhar sem um adiantamento
Novos freelancers são por vezes hesitantes em pedir dinheiro a um cliente antes de começar um projeto. No entanto , não há realmente nenhuma razão para não pedir um adiantamento. Profissionais de diversas áreas (incluindo web design ) já pedem pagamento adiantado.

Quando combinado em um contrato, um adiantamento não é nada que um cliente deva ter medo. A antecipação mostra boa-fé por parte do cliente. Eu também faço do adiantamento um dos termos do meu contrato,  especificando que o trabalho será iniciado quando o pagamento for recebido.

Ter esta política também tende a eliminar um monte de maus clientes. Se eles hesitam em fazer um pagamento antecipado, eles não podem realmente estar comprometidos com o projeto. Eles podem até estar planejando tirar você do projeto mais a frente.

Resposta 5: Eu cobro caro
Pessoalmente, eu não recomendo essa resposta. No entanto, eu já vi isso discutido em posts de blogs e em fóruns. Então, vale a pena mencionar.

O principal problema com esta abordagem para dizer “não” é que o cliente pode concordar em pagar o montante absurdamente alto. Se ele fizer isso, o que você vai fazer?

Antes de usar essa abordagem, pergunte-se se o pagamento adicional torna interessante um projeto potencialmente problemático. Se for, pelo menos você vai ser bem recompensado.


Resposta 6: Indique outro profissional
É uma boa idéia para designers freelancer, construir uma rede de profissionais autônomos cujas habilidades complementam a sua. Dessa forma, quando um cliente pede-lhe para escrever um código, ou fazer uma ilustração, você pode enviá-los para um colega competente.

Pergunte aos seus contatos em áreas afins se eles iriam se importar se você ocasionalmente enviasse trabalho para eles. Também pergunte a eles se importariam de indicar você a todos os clientes que necessitam de trabalhos de design.

Resposta 7: Eu nunca trabalho por menos do que  R$
Esta é uma outra resposta que tende a filtrar os maus clientes. Em particular, isso elimina aqueles que estão tentando contratá-lo pagando muito pouco.

Usar essa abordagem é simples. Quando você der o preço para este cliente, eles normalmente respondem tentando levá-lo a reduzir o preço. Então você diz: “Eu nunca trabalho por menos do que R$”.

Fim da história. Então , cabe ao cliente decidir se quer pagar o que você merece.

Resposta 8: O que você está pedindo não é possível
Você provavelmente já foi consultado por um cliente para fazer algo que realmente não pode ser feito. Existem normalmente duas razões por que algo não pode ser feito:

1) As ferramentas não dão suporte. Por exemplo, um cliente pode pedir que você crie um site e solicite que os usuários do site sintam cheiro de biscoitos recém-assados a cada vez que acessarem o site. Com a tecnologia e as ferramentas atuais, isso não é possível.
2) Há um problema legal ou ético em fazer isso. Por exemplo, um cliente pode pedir-lhe para projetar uma plataforma de mídia social exatamente como o Twitter. Bem, é claro que há um problema jurídico em fazer um site que copia outro site.

De qualquer forma, você precisa ser honesto com o cliente. Se as ferramentas não suportam o que ele está pedindo, que ele saiba. Se há probabilidade de haver um problema jurídico, ele precisa entender isso também.

Resposta 9: Sem resposta
O que a maioria dos designers freelance não percebem é que nenhuma resposta pode ser uma maneira de dizer “não”.

Normalmente, eu respondo a todas as solicitações sérias sobre projetos. Mas alguns pedidos parecer um pouco spam para mim. O remetente pode me tratar genericamente (como se tivessem enviado um e-mail em massa ) ou o pedido pode parecer um pouco como um embuste.

Eu ignoro pedidos spam ou fraudulentos, e você pode fazer o mesmo.

Resposta 10: Eu sinto muito, eu não posso te ajudar
Não se esqueça de que você não tem que dar uma razão elaborada para dizer “não ” a um cliente em potencial.

Você pode estar passando por uma crise pessoal que você não deseja compartilhar, mas que irá mantê- lo longe do trabalho. Ou pode ser muito inconveniente para elaborar uma resposta mais longa (por exemplo, quando você estiver viajando).

Uma das vantagens de ser freelancer é que você pode dizer “não” para o trabalho que você não quer fazer, por isso não tenha medo de exercer esse privilégio.

 

Fonte: Vandelaydesign