Todos os problemas com a amamentação em público podem ser resumidos em uma palavra: desconforto. O desconforto no sentido físico é óbvio, mas o desconforto mental causado pelos olhos errantes e possíveis olhares de julgamento podem ser tão prevalente quanto. Sem mencionar que os espaços públicos atualmente dedicados à amamentação … bem, não há nenhum que tenhamos conhecimento além dos banheiros públicos ou espaços comerciais. Se você acredita que a amamentação deve ser feita em particular ou em qualquer lugar que uma mãe escolha, uma coisa é certa: os níveis de conforto em todo o processo precisam melhorar.

O heer é um mobiliário que tem como objetivo agradar a todos quando se trata do ainda controverso ato de amamentar em público, em algum lugar entre espaços isolados e abertos. A cadeira giratória no final do mobiliário permite um espaço discreto quando desejado, mas também para uma opção mais social se a mãe tiver companhia ou mesmo se se sentir completamente confortável em amamentar sem barreira. A cadeira giratória também balança suavemente, ajudando a acalmar e relaxar o bebê.

O conceito de heer foi projetado pelo estúdio de design Praga 52hours, que então colaborou com o designer industrial de Belgrado, Nikola Knezevic, para dar vida ao produto físico.

“A ideia ocorreu espontaneamente quando presenciamos a vergonha de uma mãe jovem em relação à amamentação em lugares públicos. Naquele momento pensamos: ‘Vamos fazer um banco de amamentação’.” Depois de uma breve pesquisa em blogs, fóruns e grupos no Facebook, percebemos rapidamente que, por uma variedade de razões sociais, culturais e de saúde, muitas mulheres têm experiências negativas, e que o problema não é apenas ideológico, mas mais importante. Embora existam algumas tentativas para resolver esse problema, nenhuma delas parecia quase adequada. Simplificando, os espaços públicos urbanos ainda carecem de infraestrutura adaptada às necessidades das mães com bebês. ” —52 horours Designers Ivana Preiss e Filip Vasic

Ivana Preiss e Filip Vasic, do estúdio 52Horours, vislumbram um papel bem-sucedido em tornar o aleitamento materno mais confortável em quase todos os espaços públicos, incluindo aeroportos, shopping centers, terminais de transporte público e parques. O banco foi revelado ao público como parte do 100% Design no Festival de Design de Londres deste ano, mas se você gostaria de ver um em sua cidade, o site da HEER lhe dá a opção de solicitar um em seu bosque.

Fonte: Core77 magazine