Menu Close

Month: setembro 2009

Bauhaus, Estética e Capitalismo

Há 90 anos foi fundada na cidade de Weimar, na Alemanha, a primeira escola de design que temos conhecimento: a Bauhaus. Tinha em seu quadro de professores os maiores artíficies, arquitetos, pintores, escultores e artistas da Europa e, talvez, do mundo, naquele momento.

Read more

Canonização do Design Gráfico

Andando por listas de discussão de design gráfico sempre me atenho às respostas mais diversas quando se questiona se design é arte ou não. Observo também que não se chega a um consenso sobre o questionamento, pois há várias opiniões. Vi belas defesas de idéias, assim como algumas sem fundamento. Mas afinal, o Design Gráfico pode ser classificado como Arte?

Read more

Regulamentação do Design Já!

O início do design no Brasil confunde-se como o inicio do – então chamado – Brasil Novo e da era JK. Junto com a cultura importada da década de 50, veio o Design. Logo no começo, o design era uma profissão alheia, nascida em outras terras. Portanto, uma glamurosa desconhecida ao Brasil dos anos 50 – e hoje, em alguns lugares ainda é. Foi esse o tempo para a publicidade genuinamente brasileira ser construída – fincar bases, promover concursos, criar instituições e associações que protegem e regulamentam a atividade publicitária no País. O mesmo não aconteceu ao Design. Hoje temos quase 400 de cursos no Brasil, várias especializações, mestrados e doutorados na área. Então, não terá chegado o momento de regulamentar?

Read more

10 formas de buscar informação na internet

Constantemente tenho recebido e-mails ou mesmo mensagens pelo twitter ou Messenger, me perguntando “Como e de que forma buscar informação que realmente acrescenta?”. Hoje vivemos uma época da saturação de informação, redes sociais, ferramentas sociais (leia-se twitterfacebookorkutmyspaceyoutubevimeo entre outros) mas como designer e profissional (e também ser humano…) o que realmente vale a pena buscar?

Read more

Os 10+ Influentes Designers da atualidade

Após uma longa pesquisa, algumas dezenas de revistas lidas (impressas e digitais) cheguei a uma lista com alguns nomes dos prováveis grandes designes do momento no mundo. Alguns mais pesquisadores, ilustradores, pensadores, experimentadores e divulgadores de nossa área, e por isso, influenciam o modo de pensar, projetar ou iniciar projetos em nossa área, e por isso estão aqui listados.

Read more

© 2019 helenoalmeida. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.