Menu Close

Year: 2009

Metodologia e Criatividade

Na década de 60, registrou-se o auge da metodologia projetual, quando os interesses econômicos e tecnológicos se voltaram para esse campo, até então mantido em estado de tranqüilidade bucólica. Esse processo culminou com a academização da metodologia, institucionalizada como disciplina universitária. Os metodólogos descobriram ser necessário explicar a lógica interna da seqüência de passo que um projeto deveria dar.

Read more

Design Social é possível?

Na década de 80 houve uma iniciativa interessante encabeçada pelo CNPq e liderada por Gui Bonsiepe (um dos grande pensadores do design social no mundo) no qual eu vi o design ser usado em uma região que realmente carente de projetos e desenvolvimento social, até porque historicamente sempre foi deixada de lado pelo governo federal: o Nordeste Brasileiro.

Read more

Pixelshow 2009: mudando mentes

Um evento bem organizado, profissionais de ponta na área de design, ilustração, fashion e motion design.  Trabalhos contextualizados, impactantes, premiados, conceituais, expressionistas e muito vivência em design me provaram que os mesmos problemas vividos no design local se repetem mundo a fora. Apesar de SP ser uma metrópole e com larga história no design, ainda há pessoas que desconhecem o design (!).

Read more

Consumo, Projeto e Ética no Design

O grande trabalho do Designer é transformar necessidades em soluções medidas por resultado, satisfação, ego e desejo. Na verdade raras são no design, soluções eternas. Basta entendermos como funciona a atual dinâmica do consumo ditada pelo mercado de consumo no sistema capitalista. E, com base nesse mercado, empresas podem se reposicionar, criar novos produtos e procurar (e criar) mercados inexplorados. O design também segue essa tendência como elemento que influencia (e é influenciado), tanto pela indústria que dita os meios de produção quanto pelos usuários que ditam elementos culturais e sociais.

Read more

Bauhaus, Estética e Capitalismo

Há 90 anos foi fundada na cidade de Weimar, na Alemanha, a primeira escola de design que temos conhecimento: a Bauhaus. Tinha em seu quadro de professores os maiores artíficies, arquitetos, pintores, escultores e artistas da Europa e, talvez, do mundo, naquele momento.

Read more

Canonização do Design Gráfico

Andando por listas de discussão de design gráfico sempre me atenho às respostas mais diversas quando se questiona se design é arte ou não. Observo também que não se chega a um consenso sobre o questionamento, pois há várias opiniões. Vi belas defesas de idéias, assim como algumas sem fundamento. Mas afinal, o Design Gráfico pode ser classificado como Arte?

Read more

Regulamentação do Design Já!

O início do design no Brasil confunde-se como o inicio do – então chamado – Brasil Novo e da era JK. Junto com a cultura importada da década de 50, veio o Design. Logo no começo, o design era uma profissão alheia, nascida em outras terras. Portanto, uma glamurosa desconhecida ao Brasil dos anos 50 – e hoje, em alguns lugares ainda é. Foi esse o tempo para a publicidade genuinamente brasileira ser construída – fincar bases, promover concursos, criar instituições e associações que protegem e regulamentam a atividade publicitária no País. O mesmo não aconteceu ao Design. Hoje temos quase 400 de cursos no Brasil, várias especializações, mestrados e doutorados na área. Então, não terá chegado o momento de regulamentar?

Read more

10 formas de buscar informação na internet

Constantemente tenho recebido e-mails ou mesmo mensagens pelo twitter ou Messenger, me perguntando “Como e de que forma buscar informação que realmente acrescenta?”. Hoje vivemos uma época da saturação de informação, redes sociais, ferramentas sociais (leia-se twitterfacebookorkutmyspaceyoutubevimeo entre outros) mas como designer e profissional (e também ser humano…) o que realmente vale a pena buscar?

Read more

Os 10+ Influentes Designers da atualidade

Após uma longa pesquisa, algumas dezenas de revistas lidas (impressas e digitais) cheguei a uma lista com alguns nomes dos prováveis grandes designes do momento no mundo. Alguns mais pesquisadores, ilustradores, pensadores, experimentadores e divulgadores de nossa área, e por isso, influenciam o modo de pensar, projetar ou iniciar projetos em nossa área, e por isso estão aqui listados.

Read more

© 2019 helenoalmeida. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.