Menu Close

Como o logotipo da Adidas ganhou suas listras

Adolf Dassler começou a fazer calçados esportivos na cozinha de sua mãe, e com o passar do tempo, construiu uma das marcas esportivas mais conhecidas do mundo, com a ajuda de alguns grandes logos.

A fabricação de artigos esportivos é um campo de batalha competitivo para as grandes empresas que lutam, tão agressivamente quanto muitos dos desportistas que as empresas competem para vestir. Por ser o esporte uma atividade globalmente televisionada com bilhões de telespectadores, a importância de uma marca imediatamente reconhecível neste mundo acelerado é fundamental – e a gigante alemã Adidas conseguiu mudar radicalmente seu logotipo por duas vezes e ainda manter uma identidade de marca coerente.

Adolf “Adi” Dassler começou a fazer sapatos em 1924, registrou o nome de sua empresa em 1949, e começou a usar três faixas para identificar o seu calçado em 1967. Mas foi apenas a partir de 1971, quando o logotipo trevo foi revelado, que a Adidas apresentou um logotipo que se tornaria lendário.

Abaixo, um pouco das história dos logotipos Adidas:

 

1971: O trevo

Quando Adidas expandiu para os mercados de lazer e vestuário, o seu famoso logotipo trevo foi desenvolvido. A marca foi escolhida entre mais de 100 ideias apresentadas. Embora ainda incluindo as três listras, a sua forma de três folhas é utilizado para representar os principais continentes:  Américas, Europa e África, e Ásia, respectivamente. As linhas de interseção entre as três formas significam diversidade.

Enquanto o trevo mais tarde tornou-se um símbolo corporativo, este é o logo que foi inserido na consciência cultural. Bob Marley, The Doors, The Sex Pistols, The Clash foram todos fotografados usando Adidas. Mesmo David Bowie foi visto usando a marca, e Run-DMC comemorou o logo, não apenas usando os sapatos – ele ainda compôs sobre ‘Meu Adidas”. Graças ao trevo, a empresa já não era apenas patrimonio dos atletas.

 

1997: Gama de uniformes

Com o sucessso de moda do trevo, era necessário um novo logotipo para produtos esportivos. Originalmente concebido pelo diretor criativo Peter Moore, em 1990, o logotipo de desempenho foi inicialmente utilizado na linha de uniformes da empresa. As três listras vêm diretamente do logo visto nos primeiros calçados esportivos Adidas, mas também formam uma montanha, que representa os desafios que os atletas enfrentam.

Este projeto – criticado desde o início por ser branda e cansativo – foi adotado como o logotipo da empresa em 1997, depois de decisão de que o logotipo trevo agora só pode ser usado em produtos tidos como clássicos, uma linha Originals, que inclui desenhos clássicos, como os dos treinadores Stan Smith e Rod Laver.

 

2005: A marca nominativa

A marca que a Adidas tem usado desde 2005 retoma a simplicidade das três listras, e representa a qualidade e liderança, mantendo a flexibilidade para o futuro. Adidas é agora apenas uma empresa do Grupo Adidas, que também inclui Reebok e TaylorMade.

Mas o trevo icônico perdura. É o trevo que inspira fanáticos dos clássicos e colecionadores. Construído sobre as bases das três listras, é tudo o que um bom logotipo esportivo deve ser – discreto, icônico, cool. Como todo grande projeto, é um equilíbrio entre função e forma. O trevo é o logotipo que ajudou a Adidas a transcender o âmbito esportivo e permear todos os cantos da cultura popular.

Fonte: Creative Bloq
Leia mais: História da Adidas e da Puma
Veja também: História da Adidas pela Adidas

© 2018 helenoalmeida. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.