Como você resume o maior país do mundo em uma marca de branding turístico?
Esse foi o desafio enfrentado pelo conselho de turismo da Rússia, que queria uma nova identidade que atraísse viajantes e turistas para o país. Sua solução, inspirada pela arte suprematista, era um design geométrico que poderia trocar elementos diferentes.

Acompanhado pelo slogan “todo o mundo na Rússia”, o novo logotipo do turismo russo retrata a Rússia com um grupo de 10 formas de cores vivas que representam diferentes regiões do país.

Diferentes formas estão em diferentes regiões russas

Uma equipe de cinco designers de quatro agências russas – Suprematika, Plenum, Artonika e Art.Lebedev – estão por trás desta identidade.

O logotipo em si segue o conceito do movimento de arte de vanguarda Suprematismo, que se baseia em comunicar o sentimento artístico ao invés de uma descrição precisa dos objetos. Muitas vezes, essa visão em que assunto pode assumir a forma de formas abstratas.

Graças ao seu tamanho e população diversificada, a Rússia pode significar coisas diferentes, dependendo de quem você conversa. Para refletir essa flexibilidade, o design está aberto à adaptação, alterando uma forma a favor de uma fotografia ou objeto.

A cozinha russa se junta em um logotipo

Esta é uma maneira realmente inteligente de representar muitas facetas diferentes da Rússia, mantendo o design e a mensagem consistentes ao mesmo tempo.

Por exemplo, para comunicar a paisagem variada da Rússia, as fotografias das montanhas, florestas e vulcões podem ser reunidas usando o formato das formas.

Elementos fotográficos podem ser incorporados na identidade

Como Egor Myznik, diretor criativo da agência de marketing estratégico da Plenum, diz no site da marca da Rússia: “O que pode ser mais fácil do que descrever seu país de origem? Em um instante, você apresenta muitas coisas importantes de que você se orgulha: comida, arte, natureza, pessoas, eventos.

“A parte mais difícil é descrever tantas coisas e mantê-lo direta e simples ao mesmo tempo. O conceito criado resolve o problema de maneira elegante e, além disso, oferece muita liberdade no desenvolvimento de sistemas visuais”.

O que poderia ser mais russo do que uma boneca matryoshka?

A identidade foi escolhida como vencedora de uma competição realizada pela Agência Federal de Turismo da Federação Russa e pela Associação de Empresas de Branding da Rússia.

Lançado em 2015, a competição estava aberta a envios de qualquer pessoa. Foram vistas 480 logotipos e 600 slogans lançados para avaliação antes que o projeto vencedor fosse escolhido de uma lista curta, com 10 propostas em votação pública.


Os 10 projetos selecionados da competição

Os historiadores da arte podem debater o dia todo sobre se é ou não um uso exato do Suprematismo. Depois de todas as formas, enquanto abstratas, seguem as extensas fronteiras do país, uma vez que você sabe o que representam. Mas essas pessoas devem ter em mente que esta é uma campanha de turismo, não uma exposição com curadoria.

Esta abordagem abstrata e vanguardista é uma mudança de ritmo bem-vinda para a gestão de Branding de turismo que depende de marcas locais ou bandeiras reconhecíveis. A nova identidade é original, distintiva e transforma as pessoas em um movimento de arte pelo qual o país é famoso.

Como não amar?

O design também será usado para eventos esportivos

Fonte: Creative Bloq

SalvarSalvar

SalvarSalvar